Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Escolhas da Inês

Aqui fala-se sobre moda, sobre filmes, sobre séries, enfim, um pouco de tudo... São as escolhas da Inês!

As Escolhas da Inês

Aqui fala-se sobre moda, sobre filmes, sobre séries, enfim, um pouco de tudo... São as escolhas da Inês!

Viva ao Benfica, viva ao futebol!

São cinco horas. Ouve-se o apito inicial para o jogo do Benfica contra a Académica no Estádio da Luz. Estou no café a ver o jogo com o meu pai, ele bebe uma cerveja, eu bebo um sumo e comemos uns aperitivos.

Começa então a expetativa e aquele receio de que, se o jogo correr mal, o nosso adversário terá uma hipótese de nos apanhar.

Ao sétimo minuto, grita-se golo: o Jardel marca de cabeça, a bola mal se vê. Começa-se a ganhar confiança do lado do Benfica.

Três minutos depois Jonas marca o segundo golo. Tinha eu acabado de dizer ao meu pai que hoje o Jonas marcava e sempre que o digo, acontece mesmo!

Aos vinte minutos, Lima sofre uma falta dentro de área, marcando o respetivo penalti. É o terceiro golo do Benfica. Ouvem-se as piadas sarcásticas sobre o suposto "colinho" que tem ajudado o Benfica durante toda a época. Festeja-se pelo café, onde marcam presença apenas adeptos do Glorioso, que se sentem optimistas e expressam já o desejo de que o jogo contra o Porto no final do mês se dê de igual forma.

Intervalo. O tempo da pausa é aproveitado para ir encher os copos. Está um ambiente alegre no café, os homens conversam e eu, sendo a única mulher presente, converso também com eles, embora de forma envergonhada e eles mostram-se surpreendidos por perceber tanto de futebol e romper o estereótipo.

Na segunda parte grita-se golo mais duas vezes: um golo por parte de Jonas e outro de Fejsa que parece trazer fogo e que mata assim as saudades aos benfiquistas. Todos se mostram felizes com esta exibição do Benfica, que parece imparável. Entretanto o Benfica sofre um golo, mas a felicidade e a festa continua, monstrando-se todos completamente tranquilos.

O jogo acaba, os adeptos festejam e está tudo por hoje. Para a semana há mais.

O futebol move nações, move adeptos, une pessoas, influencia o convívio, deixa para trás a crise que tanto é falada neste país. O futebol trás bom fanatismo, algum mau também, mas no fim de tudo há sempre quem festeja, quem se sente desiludido, quem percebe que fez o que pôde e quem percebe que poderia ter feito mais.

O futebol é um desporto de espectáculo, de ídolos e de fãs, de jovens que querem ser como os jogadores e que trabalham para isso.

Estes momentos trazem-me felicidade e tranquilidade, motivados por uma bola e vinte e dois pés que fazem maravilhas, e que me fazem encher os pulmões de ar e gritar: "GOLOOOOOO!!!!!!!!!!". O futebol comove-me por isto, por mexer com as pessoas, por mexer com um país, por mexer com o mundo.

Viva ao Benfica! Viva ao futebol!

 

1 comentário

Comentar post